Acredite se quiser: a sua garrafinha de água tem sim um prazo de validade. Mas isso não quer dizer exatamente que a sua água “estragou”. Continue lendo que a gente te explica melhor. A água em si não vai envelhecer, mas, depois que ela é engarrafada, aumenta muito o risco de contaminação, já a vedação inadequada pode acabar expondo a água a bactérias presentes no ar.
De acordo com o Correio 24 Horas, a água engarrafada fica sensível a contaminações externas. E só piora se você esquecer a garrafinha fora da geladeira no calor: temperaturas acima de 35º C ajudam bactérias naturais a se multiplicarem mais rápido. E é ainda pior se a garrafinha for de plástico, já que o calor acelera a quebra de ligações químicas, levando substâncias para a água.
Ou seja: não, não é uma boa ideia beber daquela garrafinha que você deixou esquecida, sabe-se lá por quanto tempo, no carro.
A contaminação da água por bactérias pode alterar o cheiro e o sabor do líquido, gerando um estranhamento. Dependendo do que tiver contaminado a água, pode até levar a algum problema de saúde.
Mulher quase morre por causa de garrafa de água
Há alguns meses, ganhou enorme repercussão nas redes sociais o caso da estadunidense Kae Smith, que desenvolveu bronquite por meses por causa de mofo que estava cobrindo o bocal de silicone da sua garrafa térmica. O caso fez muitas pessoas correrem para lavar suas garrafinhas de água, que muitas vezes acabam tendo sua limpeza negligenciada. O Globo destaca que é muito importante deixar a garrafa secar completamente antes de usá-la novamente.
			
                


