Em um momento de incentivo à transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis, os carros elétricos e híbridos têm se tornado cada vez mais populares. De acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram mais de 86 mil unidades de veículos do tipo vendidas no Brasil no primeiro semestre. É um crescimento de 9,5% em relação ao mesmo período de 2024.
Segundo a Autoesporte, desses mais de 86 mil carros vendidos, 35,2% foram de veículos elétricos. E o modelo mais popular entre eles foi o BYD Dolphin Mini. O modelo chinês emplacou mais de 13 mil vendas entre janeiro e junho de 2025. E essa popularidade não é nova: ele também foi o carro elétrico mais vendido de 2024 aqui no Brasil.
Em segundo lugar está a versão “sênior”, o BYD Dolphin, com mais de seis mil unidades vendidas no primeiro semestre.
O BYD Dolphin Mini foi lançado no mercado nacional no ano passado. O modelo tem a proposta de ser um carro elétrico compacto, acessível e versátil para o dia a dia. O veículo ganha elogios por seu custo-benefício e pela eficiência elétrica. Segundo o Inside EVs, o modelo de quatro lugares custa R$ 115,8 mil e o de cinco, R$ 119,8 mil.
Uma das críticas, segundo o Autoesporte, é em relação à autonomia de 280 km, limitada para alguns usuários, ainda mais levando em conta que a infraestrutura de carregamento rápido ainda está em desenvolvimento aqui no país.

Os carros elétricos mais vendidos do Brasil no primeiro semestre:
- BYD Dolphin Mini;
- BYD Dolphin;
- Volvo EX30;
- BYD Yuan Pro;
- BYD Seal;
- GWM Ora 03;
- Renault Kwid E-Tech;
- BYD Yuan Plus;
- JAC E-JS1;
- Empatado: Omoda E5/Porsche Macan.