Por mais estranho que pareça, um estudo recente revelou uma relação entre consumir leite e outros laticínios à noite e ter pesadelos. É isso mesmo que você leu. Um grupo de pesquisadores canadenses descobriu que, para quem tem intolerância à lactose, os problemas digestivos que a substância causa podem estar relacionados a sonhos ruins.
Publicado no periódico científico Frontiers in Psychology, o estudo questionou 1.082 estudantes da Universidade MacEwan, no Canadá, sobre seus hábitos alimentares e a forma como eles influenciaram seu sono.
Cerca de 40% dos participantes estimaram que a alimentação influenciou a qualidade do sono. Sobremesas e doces ou laticínios foram citados como os alimentos que mais afetaram o sono e os sonhos, descritos como “estranhos” ou “perturbadores”. Em contrapartida, os alimentos mais mencionados como contribuintes para boas noites de sono foram frutas, vegetais e chás de ervas.
Como a intolerância à lactose afeta os sonhos
Os pesquisadores compararam as declarações com as intolerâncias alimentares dos entrevistados e descobriram uma relação entre os pesadelos e pessoas com intolerância à lactose que consumiam leite entre outros laticínios do mesmo jeito.
Segundo a ISTOÉ Dinheiro, os autores descobriram que essas pessoas podem experimentar “sinais somáticos e orgânicos sutis” associados a sintomas da intolerância durante o sono, como inchaço e cólicas. “Sabemos que emoções negativas vivenciadas durante a vigília podem se estender aos sonhos. O mesmo provavelmente se aplica àquelas que surgem de distúrbios digestivos que ocorrem durante o sono”, explicou o principal autor do estudo, Tore Nielsen, especialista em neurofisiologia e neurocognição de sonhos e pesadelos da Universidade de Montreal.




