Prepare-se para ser inundado por uma onda de nostalgia: o Orkut vai voltar. É isso mesmo que você leu: a rede social queridinha dos anos 2000 vai ganhar uma versão 2.0 no mundo digital. E quem anunciou a novidade foi o criador da plataforma, o engenheiro turco Orkut Büyükkökten.
O engenheiro revelou a novidade durante sua participação na Rio Innovation Week 2024, evento sobre tecnologia e inovação que acontece anualmente no Rio de Janeiro. Inclusive, a previsão é que o “novo Orkut” seja lançado ainda este ano.
Durante o evento, Büyükkökten afirmou que a ideia não é fazer um mero remake da rede social. Segundo o Estado de Minas, a ideia é fazer um modelo que valorize as conexões autênticas de seus usuários, ao invés de priorizar publicidade e conteúdo patrocinado, como acontece muito nas redes atuais. O objetivo é reconquistar pessoas que saíram das redes sociais por sentirem que é um espaço dominado pela busca por engajamento.
Além de trazer de volta elementos nostálgicos como as comunidades e os depoimentos, o novo Orkut deve incluir tecnologias mais modernas, incluindo aí a inteligência artificial.
Outra promessa do criador é ser mais eficiente na questão da privacidade e segurança, possibilitando que seus usuários tenham um controle maior sobre seus dados pessoas e como eles serão usados pela plataforma.
Orkut era fenômeno no Brasil
Criado em 2004 e desativado uma década depois, em 2014, a rede social do Google nasceu nos Estados Unidos, mas foi mais popular no Brasil. Em 2014, quando o Google decidiu encerrar a rede, 55,5% dos usuários, cerca de 34 milhões, eram brasileiros.
