Como qualquer estudante de Letras sabe, a língua é uma coisa viva, com palavras constantemente entrando, saindo e se alterando da nossa boca. Atualmente, a Academia Brasileira de Letras (ABL) está estudando a possibilidade de incluir oito novos palavras no nosso “dicionário”, o Vocábulo Ortográfico da Língua Portuguesa.
Como explica o Portal do Holanda, essas palavras já circulam amplamente em conversas e textos e refletem fenômenos do cotidiano moderno, mas ainda não são formalmente reconhecidas.
Para entrar no Volp, as palavras precisam aparecer com frequência em textos escritos de pelo menos três gêneros textuais distintos, manter um uso estável e uniforme, mantendo seu sentido em vários contextos, e fazer uma adaptação ortográfica quando incorpora estrangeirismos.
Confira as oito palavras que podem entrar no nosso dicionário em breve:
1. Disania
Dificuldade extrema de sair da casa, mesmo depois de uma boa noite de sono.
2. Terrir
Subgênero do cinema que mistura terror e comédia.
3. Pejotização
Tendência do mercado das empresas contratarem mais trabalhadores como pessoas jurídicas (PJs), “escapando” das obrigatoriedades que a lei garante aos trabalhadores CLT.
4. Cordonel
Lona têxtil revestida com borracha usada para consertar e vulcanizar pneus.
5. Microssono
Momento muito breve e involuntário de sono.
6. Reclínio
Ação de se inclinar, dobrar, afastar ou deitar.
7. Retrofitagem
Segundo o g1, a palavra se refere ao processo de modernizar edifícios antigos com melhores e inserções tecnológicas sem precisar alterar a estrutura original.
8. Tokenização
Substituir um dado sensível (como número do cartão de crédito) por um código aleatório (o token).




