As culturas ao redor do globo são ricas e diversas, mas elas sempre têm um ponto em comum: o ato de fazer música. Mas o que explica essa necessidade que todos os grupos humanos já registrados têm, sem exceção, de produzirem música e canções?
Por que humanos fazem música?
Ao longo da nossa história, a música pode ter assumido diversas funções importantes, fundamentais para que nossos antepassados conseguissem sobreviver e se reproduzir ao longo de centenas de milhares de anos da espécie humana.
Por exemplo: andar na mata em grupos para caçar e coletar apresentava riscos e um deles era que o som produzido pelas pessoas espantasse presas ou atraísse predadores. Uma forma de contornar isso era que essas pessoas andassem e respirassem em sincronia, o que obviamente exigia ritmo.
Outra aplicação da música desde o começo da nossa história foi colocar bebês para dormir. Segundo a Superinteressante, um estudo colocou 144 crianças americanas com no máximo um ano para ouvir canções de oito culturas diferentes. Todas as gravações tiveram o mesmo efeito calmante sobre os bebês. “Esse resultado sugere que há uma reação biológica inata a performances com certas características, como voz baixa, melodias sem saltos radicais ou compassos ternários (o balanço característico da valsa”, explica a Super.
Outra função da música é ajudar com a memorização. Noções básicas de rima e métrica ajudam você a decorar muitas informações. Várias culturas ao longo da história usaram músicas para espalhar conhecimento, como a Ilíada na Grécia Antiga, cujos versos eram decorados e cantados, algo importante já que a maior parte da população era analfabeta e não teria acesso ao texto de outra forma.