Golpes por telefone tem se tornado cada vez mais comuns, com golpistas se passando por bancos, empresas de energia e até órgãos do governo para tentar te enganar e passar a mão nos seus dados. Na hora de atender ligações estranhas, é importante você tomar muito cuidado até com o que você diz para não entregar o que os bandidos querem de bandeja.
O ND+ explica o chamado “golpe das três palavras”. De acordo com o site, criminosos vão fazendo perguntas para induzir a vítima a dizer algumas palavras de confirmação. Usando ferramentas de inteligência artificial, eles podem até gravar a voz e usar isso para autorizar serviços, validar cobranças e aceitar termos e condições.
Três palavras para nunca dizer em ligações de telefone suspeita
1. “Sim”
Criminosos pode gravar você dizendo isso e usar a sua voz para “autorizar operações, habilitar serviços e confirmar contratos”, explica o ND+.
2. “Olá”
Essa simples palavra indica que a sua linha está ativa e pode ser usada por golpistas como uma forma de simular uma conversa real.
3. “Alô”
De acordo com o ND+, em alguns sistemas, essa expressão pode ativar uma resposta automática e desviar sua ligação para outros golpistas.
Como evitar golpes pelo telefone
Algumas dicas para evitar cair nesses golpes são:
- Usar aplicativos de bloqueio de chamadas;
- Não compartilhe informações pessoais e desconfie de qualquer ligação que peça dados;
- Ative o filtro de chamadas;
- Desconfie de ofertas vantajosas ou promoções muito boas (se parece bom demais para ser verdade, é porque provavelmente não é);
- Cadastre-se lá no site “Não Me Perturbe” para evitar ligações indesejadas.