Já imaginou carros sendo guiados sem motoristas, apenas pela tecnologia de inteligência artificial? Parece coisa de ficção científica, mas está muito mais próximo da realidade do que você imagina. Na última quinta-feira (17), a Uber anunciou que vai investir US$ 300 milhões na Lucid Motors, montadora de carros elétricos, para o desenvolvimento de carros autônomos.
O contrato prevê a aquisição de pelo menos 20 mil carros autônomos – que não precisam de motorista – até 2031. Os veículos serão versões do SUV Gravity feitos sob medida para a Uber e as entregas já devem começar no segundo semestre do ano que vem.
Esse setor de táxis autônomos tem atraído mais investimento nos últimos anos. Atualmente, a Waymo, controlada pelo Google, é quem chefia esse mercado nos Estados Unidos. A Tesla já embarcou na área e opera um serviço de táxis autônomos no Texas, ainda com uma frota pequena e em área restrita.
Apesar de ser sediada no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, a Lucid Motors não é uma empresa norte-americana. Como explica a Revista Oeste, na verdade, ela é controlada pela Família Real da Arábia Saudita, governantes do país do Oriente Médio e donos da Aramco, a maior petroleira do mundo.
A Uber também com um figurão árabe no “hall” dos seus principais sócios: Yasir Al-Rumayyan é um nome da nobreza do país árabe e chefe do fundo soberano da Arábia Saudita.
Ações da Uber dispararam com anúncio
Com esse investimento, agora a Uber toma posse de 3% das ações da montadora Lucid Motors, anúncio que fez as ações da empresa dispararem lá em Wall Street. Por volta das 11h40, a cotação subiu 40%, de acordo com o g1.