Preta Gil, que faleceu no último domingo (20), aos 50 anos, após dois anos de luta contra um câncer colorretal metastático, deixou dois pedidos emocionantes aos familiares e amigos para o momento de sua despedida.
Segundo a colunista Fábia Oliveira, do Metrópoles, a cantora, filha de Gilberto Gil, conversou com pessoas próximas na última semana, quando seu quadro clínico se agravou, e manifestou como queria que fossem seu velório e o destino de seu corpo.
Nascida e criada no Rio, cidade onde também construiu grande parte de sua trajetória pessoal e profissional, Preta pediu que seu velório acontecesse na capital fluminense. A previsão é que a cerimônia seja realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, espaço simbólico para a cultura brasileira e para a artista.
Despedida final em Salvador
Embora tenha pedido para ser velada no Rio, Preta também quis que sua despedida final acontecesse na Bahia, mais especificamente em Salvador, terra natal de seu pai, Gilberto Gil, e onde viveu momentos marcantes da vida pessoal e artística. O corpo será cremado na capital baiana, conforme desejo registrado em vida.
Os detalhes sobre as datas e horários do velório e da cremação ainda dependem do traslado do corpo para o Brasil e serão divulgados pela família nos próximos dias.
Preta Gil foi diagnosticada com câncer em janeiro de 2023 e, após uma breve remissão, voltou a enfrentar a doença em 2024, quando surgiram novos tumores, levando-a a buscar tratamentos experimentais nos Estados Unidos.