Em muitas casas brasileiras, assim que começa aquela época chata em que os mosquitos enchem a casa e não parar de fazer “zumzum” no seu ouvido, a raquete elétrica vai imediatamente para a tomada. Mas existe um outro produto para acabar com esses insetos na sua casa.
Como funciona dispositivo de laser para acabar com mosquitos
Batizado de Photonmatrix, esse dispositivo usa laser de alta precisão e promete conseguir identificar, rastrear e eliminar até 30 mosquitos por segundo em pleno ar. Como explica o site Hardware, o dispositivo combina um laser controlado por galvanômetro com tecnologia LIDAR (semelhante à usada em carros autônomos) criando uma espécie de “campo de proteção”.
“E se eu passar nesse campo? O dispositivo vai atirar laser em mim?”, talvez você esteja se perguntando. A promessa é que o sistema consegue distinguir mosquitos de outros animais e humanos, fazendo disparos apenas contra os incômodos insetos. O dispositivo promete ser uma forma eficaz de combater esses insetos, algo ainda mais importante em regiões onde doenças transmitidas por esses insetos, como dengue, zika e chikungunya, são preocupações constantes.
Desenvolvido pelo inventor Jim Wong, esse dispositivo ainda não está no mercado e continua em fase de protótipo. Ele está atualmente em uma plataforma de financiamento coletivo chamada Indiegogo. A campanha foi um sucesso estrondoso. A meta inicial era de US$ 20 mil, mas a campanha conseguiu superar essa meta em 1.300%. Segundo o Hardware, estão disponíveis dois modelos do dispositivo: a versão padrão com alcance de três metros e a versão Pro que estende a proteção para até seis metros.