O Banco Central está preparando mais uma novidade para o Pix, o método de pagamento queridinho da esmagadora maioria dos brasileiros. O Pix Parcelado está previsto para ser lançado em setembro deste ano. Entenda melhor como vai funcionar essa nova forma de pagamento.
Com o Pix Parcelado, você vai poder usar o Pix como crédito para parcelar uma transação Pix. Quem estiver recebendo, já vai ter acesso a todo o valor de uma vez, mas quem está pagando pode parcelar. De acordo com o Banco Central, essa funcionalidade tem potencial de estimular o uso do Pix no varejo para compra de bens e serviços de valor mais elevado.
Pix por Aproximação entrou em vigor este ano
Em fevereiro, o Banco Central anunciou outra inovação para o pagamento Pix: o Pix por Aproximação, prometendo trazer mais “comodidade, conveniência, facilidade e rapidez” para os usuários do serviço. Essa modalidade pode ser incluída na carteira digital do seu dispositivo, de forma que você não precisa acessar o aplicativo do banco na hora de fazer o Pix.
O banco promete que o processo de vinculação dessa conta e do pagamento contam com “mecanismos robustos de segurança”. Segundo a instituição, essa ferramenta vai exigir cadastramento de biometria ou a senha de desbloqueio do seu celular, garantindo que apenas você consiga usar essa modalidade de Pix. “Haverá verificação de segurança e autenticação em todas as transações”, afirmou o banco em comunicado na época.
O sistema Pix oferece mais algumas modalidades, como explica o Diário do Centro do Mundo:
- Pix Cobrança: para pagamentos com valores predefinidos via QR Code;
- Pix Agendado: permite transferências programadas (únicas ou recorrentes);
- Pix Automático: similar ao débito automático para contas regulares;
- Pix Saque: possibilita sacar dinheiro em estabelecimentos credenciados;
- Pix Troco: devolve o troco em dinheiro quando o pagamento é maior que a compra;
- Pix Boleto: para pagamento instantâneo de boletos;
- MED: mecanismo de devolução em casos de fraude.