Mais ou menos. Continue lendo que a gente explica. O sucessor do Papa Francisco, o Papa Leão XIV, de 69 anos, foi escolhido no Conclave que aconteceu no início de maio. O responsável por presidir o Conclave foi Pietro Parolin, que funciona como uma espécie de “vice-papa”.
Parolin é Secretário de Estado da Santa Fé e era um dos mais cotados para suceder Francisco no cargo de papa. Em bolsas de apostas como o Polymarket ele chegou a ser colocado como um candidato com quase 30% de chance de assumir o papado. Se ele tivesse sido escolhido, teria sido o primeiro papa italiano em 40 anos, o primeiro desde João Paulo I (Albino Luciani), que liderou a Igreja Católica por cerca de apenas um mês em 1978, falecendo apenas 33 meses depois de sua escolha.
Se o Papa Leão XIV tiver algum problema médico, por exemplo, ou algo que obrigue ele a se afastar temporariamente do cargo, quem assume a posição de forma “interina” é o “vice-papa”, Pietro Parolin, até que possa ser realizado um novo Conclave e escolhido um novo papa.
Papa Leão XIV se manifesta contra acontecimentos na Faixa de Gaza
Nesta segunda-feira (21), o líder da Igreja Católica conversou com o líder da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, conversa durante a qual protestou contra o deslocamento forçado de palestinos na Faixa de Gaza. O Papa Leão XIV também já pediu por um cessar-fogo na região. Sgundo o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, foram mais de 55 mil habitantes da Faixa de Gaza mortos por causa da guerra entre Israel e o Hamas.