Você é daquelas pessoas que fica tentando fugir de tomar vacina por medo de injeção? Já pensou em garantir a sua dose de imunizante sem precisar da temida agulhada? Pois isso pode ser possível no futuro. Pesquisadores da Universidade Texas Tech e da Carolina do Norte, nos EUA, desenvolveram um fio dental que atua como uma vacina.
De acordo com a Revista Galileu, essa nova tecnologia foi descrita em um estudo da revista Nature Bioengineering e a ideia surgiu quando o engenheiro especializado em nanomedicina da Universidade Estadual da Carolina do Norte, Harvinder Gill, estava lendo sobre doenças que atingem a gengiva. Durante a leitura, ocorreu ao cientista que o espaço entre os dentes e a gengiva, o sulco gengival, tem uma ótima absorção de moléculas.
Em testes com camundongos, Gill e outros pesquisadores usaram um fio dental com uma proteína modificada para brilhar no escuro. Os testes mostraram que a gengiva absorveu 75% dessa proteína e os animais também apresentaram um aumento de anticorpos.
Depois desses testes, eles incorporaram um vírus inativo da gripe no frio dental, que foi testado em um grupo de 50 roedores por um período de duas semanas. Então, os animais foram expostos ao verdadeiro vírus e os animais que receberam o teste com fio dental conseguiram sobreviver, enquanto os que não foram imunizados faleceram.
Vacina de fio dental ainda não foi testada em humanos
Após essa etapa de pesquisa envolvendo camundongos, os cientistas planejam testar a tecnologia em humanos. De acordo com a Galileu, cerca de 27 pessoas se voluntariaram para usar o fio revestido de corante alimentício e a proteína aderiu à gengiva de aproximadamente 60% dos voluntários.