Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, foi eleita a melhor cidade para se viver no Brasil em 2025, segundo o Índice de Progresso Social (IPS). Emancipada de Araraquara há apenas 30 anos, em 1995, a cidade se destacou com pontuação de 74,49, graças à qualidade dos serviços públicos, baixos índices de violência e planejamento urbano voltado para o bem-estar da população.
Com apenas 4.797 habitantes e situada a 300 km da capital paulista, Gavião Peixoto combina a tranquilidade de uma cidade pequena com infraestrutura moderna. Entre seus diferenciais está a presença de uma unidade da Embraer, que emprega mais de 2.800 pessoas e possui uma das maiores pistas de pouso do mundo, com 4.967 metros, impulsionando a economia local.
O IPS, criado pelo professor Michael Porter, de Harvard, avalia o desempenho de municípios com base em indicadores sociais e ambientais — como saúde, segurança, moradia e acesso à educação — em vez de focar apenas no poder econômico.
Por que Gavião Peixoto lidera?
A cidade teve nota 87,33 em Necessidades Humanas Básicas, com destaque para moradia (96,98) e água e saneamento (88,69). Em Fundamentos do Bem-Estar, o ponto alto foi o acesso a conhecimento básico (81,26) e à informação e comunicação (74,67). Já em Oportunidades, obteve bom desempenho em inclusão social (82,0) e acesso ao ensino superior (73,15).
Além de segurança e boa infraestrutura, Gavião Peixoto também é exemplo em políticas públicas sustentáveis e equitativas, servindo de modelo para outras cidades brasileiras.