Conhecido popularmente como PIS, o abono salarial em 2025 começa a ser pago no dia 17 de fevereiro, mas as datas variam de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. De acordo com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, a estimativa é que cerca de 25,8 milhões de trabalhadores serão beneficiados, totalizando R$ 30,7 bilhões pagos.
O Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são dois programas de contribuições sociais que as empresas fazem e que destinam parte dos recursos para o pagamento de benefícios aos trabalhadores. Neste ano, o benefício será pago para quem trabalhou no ano-base de 2023 e os valores ficarão disponíveis para saque até o dia 29 de dezembro deste ano, data que encerra o calendário divulgado pelo governo federal.
Confira abaixo o calendário dos pagamentos do PIS-Pasep 2025
- Nascidos em janeiro > pagamento em 17 de fevereiro;
- Nascidos em fevereiro > pagamento em 17 de março;
- Nascidos em março e abril > pagamento em 15 de abril;
- Nascidos em maio e junho > pagamento em 15 de maio;
- Nascidos em julho e agosto > pagamento em 16 de junho;
- Nascidos em setembro e outubro > pagamento em 15 de julho;
- Nascidos em novembro e dezembro > pagamento em 15 de agosto.
Entenda quem tem direito ao abono salarial
Para receber o PIS, o trabalhador deve ter sido informado pelo empregador na RAIS até o dia 15 de maio de 2024 e no eSocial até o dia 19 de agosto de 2024. Quem foi inscrito após a data vigente, poderá receber o benefício no próximo exercício. Para quem estiver com dúvidas se tem direito ou não, a partir do dia 5 de fevereiro os trabalhadores poderão consultar se têm direito ao Abono Salarial.
Lembrando que, todas as informações estarão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital, no portal GOV.BR ou através da Central de Atendimento Alô Trabalho (telefone 158), com ligação gratuita das 7h às 22h, de segunda a sábado, exceto em feriados nacionais, e nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho.