Muitos assinantes da Amazon Prime aproveitaram o Prime Day na semana passada para garantir produtos com descontos consideráveis. Mas agora começaram a surgir relatos nas redes sociais desses mesmos consumidores, alegando que estão sendo alvo de um golpe via WhatsApp em que os criminosos se passam por entregadores da Amazon.
De acordo com a CNN Brasil, nas mensagens, os criminosos afirmam ser da transportadora Total Express e falam que há uma “pendência” na entrega. Depois disso, eles direcionam a vítima para um link falso gerando uma chave Pix para pagamento. O que dá credibilidade ao golpe é que as mensagens usam dados reais das compras dos consumidores na Amazon, como nome do cliente e endereço, indicando um vazamento de dados.
Confira a mensagem que aparece nas tentativas de golpe:
“Somos a Total Express, transportadora responsável pelo envio do seu pedido. Verificamos que o envio está parado no Centro de Distribuição, aguardando regularização: Tamanho: Pacote médio. Para resolver, basta acessar (o site falso). Logo após a confirmação, daremos sequência ao envio.”
Como se proteger de golpe se passando por entregadora da Amazon
Procurada pela CNN Brasil, a Amazon enviou uma nota ressaltando que nunca solicita taxas ou pagamentos extras fora do site oficial. Se você receber algum link solicitando dinheiro ou dados pessoais, não faça nenhuma das duas coisas: sempre acessar diretamente a sua conta da Amazon para mais informações. Além disso, a empresa também afirmou que envia alertas sobre esse tipo de golpe para seus consumidores.
Em caso de tentativa de golpe, a recomendação é que você denuncie o número e a página fraudulenta, evitando que outras pessoas acabem sendo vítimas desse crime.