Nos Estados Unidos, o governo está preocupado com um possível aumento no preço da carne pelas próximas semanas. O motivo por trás disso é a detecção de surtos de uma mosca carniceira em rebanhos no México, um dos principais países exportadores de carne para os EUA.
Essa mosca é também conhecida como doença da bicheira do Novo Mundo (NWS). O inseto deposita larvas em feriadas abertas, causando infeções graves e, em muitos casos, a morte desses animais. Segundo o g1, autoridades americanas se preocupam que, se essa mosca chegar aos EUA, possa causar uma enorme devastação sobre a pecuária do país.
Nos EUA, a última ocorrência dessa praga foi nos anos 1980, quando o governo norte-americano respondeu com intensas campanhas sanitárias até conseguir erradicar a doença no país.
Como medida preventiva após a detecção desses casos, os EUA suspenderam temporariamente a importação de gado vivo do México. Junto com outros motivos, como a diminuição do rebanho nos EUA, essa suspensão pressionou o mercado e fez os preços da carne subirem no país. De acordo com a Jovem Pan, o preço da carne bovina está atingindo recordes não vistos desde a pandemia da Covid-19.
Tarifaço sobre Brasil ainda pode aumentar mais o preço da carne nos EUA
Há algumas semanas, o presidente Donald Trump anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros que deve entrar em vigor a partir de agosto. Atualmente, segundo a Folha de São Paulo, o Brasil é o maior exportador de carne bovina para os EUA, mas as exportações caíram muito nos últimos meses por causa das tarifas de Trump – ele já tinha anunciado uma taxa de 10% lá em abril.