A Tesla, empresa cofundada pelo bilionário Elon Musk, segue investindo pesado no setor de inteligência artificial. Na última segunda-feira (28), ela firmou um acordo com US$ 16,5 bilhões com a Sansung para desenvolver chips de inteligência artificial. Inicialmente, a empresa coreana não revelou com quem era a parceria, mas depois um post da Tesla nas redes sociais entregou a dupla dinâmica.
Esse novo chip da Samsung é o AI6. Ele será fabricado em uma fábrica no Texas, nos Estados Unidos, prevista para começar suas operações no ano que vem. Segundo o Olhar Digital, esse chip deve ser usado em robôs humanoides e nos carros autônomos da Tesla. A empresa de Musk já investiu em uma empresa de “táxis-robôs” com uma frota pequena atuando no Texas.
Optimus: conheça os robôs humanoides da Tesla
A empresa está investindo em uma linha de robôs humanoides chamada Optimus, mas a nova linha da Tesla vem sofrendo com atrasos e problemas técnicos no desenvolvimento. De acordo com a Exame, a previsão inicial era que eles começassem a operar até o final do ano, mas a produção foi suspensa devido a falhas em componentes.
Ainda segundo a Exame, outro desafio enfrentado pela Tesla é a limitação do uso de câmeras como única ferramenta para a percepção ambiental dos Optimus. Concorrentes usam pilhas de sensores múltiplos, uma abordagem bem mais eficiente.
A ideia por trás do Optimus é usar o robô em tarefas industriais, como apoio logístico e transporte de peças. Além disso, a ideia da Tesla é que esses robôs sejam “garçons” em um investimento excêntrico da empresa: o Tesla Diner, em Los Angeles.