Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Empreendedores pulam de felicidade com novo acordo de Lula

Por Alan da Silva
28/07/2025
Em Geral
0
Foto: Ricardo Stuckert / PR

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que institui o programa “Acredita Exportação”, uma resposta estratégica às tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A sanção foi efetuada nesta segunda-feira, 28 de julho, em Brasília.

A medida visa fortalecer micro e pequenas empresas, um dia antes dessas tarifas entrarem em vigor, na próxima sexta-feira, 1º de agosto.

O “Acredita Exportação” é focado nas micro e pequenas empresas, especialmente as que integram o Simples Nacional. O programa promete devolver até 3% da receita obtida nas exportações, eliminando tributos pagos ao longo da cadeia produtiva.

Essa restituição ocorrerá por meio de compensação fiscal ou ressarcimento direto. Portanto, a iniciativa procura corrigir uma deficiência no sistema tributário que, historicamente, excluía esses empreendedores dos benefícios fiscais.

A nova legislação faz parte de um conjunto de reformas que buscam desburocratizar e dinamizar o ambiente de negócios no Brasil. Entre os avanços, inclui-se a facilitação do uso de regimes aduaneiros, como drawback e Recof, que contribuem para a eficiência operacional.

Modernização dos regimes aduaneiros

A legislação também moderniza os regimes aduaneiros especiais e suspende a cobrança de PIS/Cofins sobre serviços essenciais à exportação, como frete e logística. Esta suspensão permite que as empresas direcionem mais recursos para expandir suas operações internacionais.

O programa é uma medida temporária até a expectativa da plena implementação da reforma tributária em 2032, que promete eliminar a cumulatividade de impostos, elevando a competitividade brasileira no mercado externo.

Em 2024, microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte representaram 40% das exportadoras brasileiras, movimentando cerca de US$ 2,6 bilhões. 

Alan da Silva

Alan da Silva

Jornalista e revisor.

Próximo post
prótese silicone

Anvisa suspense próteses usadas em cirurgias plásticas

Confira!

Idosa aposentada no INSS

Prova de Vida precisa ser realizada até 30/09 ou benefício poderá sofrer bloqueio

23/09/2025
Chuva noturna

Após fortes chuvas, Governo anuncia paralisação das aulas em várias escolas

23/09/2025
Nota fiscal

Emissão de notas fiscais de serviço será feita exclusivamente em plataforma nacional a partir de outubro

23/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix