Uma das novidades do remake de “Vale Tudo” foi a trama envolvendo a personagem Lucimar (Ingrid Gaigher). Empregada de vários núcleos da trama, Lucimar vive às voltas com o seu ex, o porteiro Vasco (Thiago Martins), que passa meses fugindo de pagar pensão ou pagando apenas parte. Depois de meses de estresse, a personagem finalmente decidiu entrar na Justiça contra o ex.
A sequência, que foi ao ar no início de maio, teve um impacto direto na vida real. Uma hora após a exibição, o aplicativo da Defensoria Pública do Rio de Janeiro notou uma explosão de buscas por pedidos de pensão alimentícia. De acordo com matéria do g1, foram mais de 270 relacionados ao tema.
A própria atriz que interpreta Lucimar, Ingrid Gaigher, contou ao Correio Braziliense que recebeu uma mensagem da Defensoria informando sobre o aumento do número de buscas e que ficou muito emocionada. “É muito gratificante fazer parte de algo que tem um alcance tão rápido e tão potente”, afirmou a carioca.
O programa da Globo, Profissão Repórter, fez uma matéria sobre o assunto na época. Uma das entrevistadas foi a atendente Rita de Cássia, que contou que era “uma das Lucimares por aí”. Rita contou que tem uma filha na Paraíba e que o pai manda R$ 150 e “acha que é uma ajuda”. “Eu trabalho aqui e mando dinheiro pra minha mãe que está com ela lá. Eu vou colocar ele na Justiça”, afirmou Rita.
“Vale Tudo”: público critica possível volta de Lucimar e Vasco
Depois de todos os capítulos construindo a trama de Lucimar tomando coragem para processar o ex, a novela tomou a decisão controversa de juntar os dois novamente, o que foi bastante criticado por internautas: