Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Há 32 anos, propaganda de TV previu o futuro que estamos vivendo em 2025

Por Pedro Silvini
30/07/2025
Em Geral
0
Propaganda futuro

Antes de Zoom, Netflix, tablets, relógios inteligentes ou casas conectadas — em pleno 1993 — uma campanha publicitária ousada nos Estados Unidos já desenhava o mundo digital que estamos vivendo hoje. Intitulada “You Will”, a série de comerciais da gigante de telecomunicação AT&T impressionou ao antecipar, com surpreendente precisão, como a tecnologia transformaria a vida cotidiana.

Dirigidos por David Fincher (de Clube da Luta e Garota Exemplar) e narrados por Tom Selleck, os vídeos começavam sempre com a pergunta:
“Você já…?”
E terminavam com a promessa:
“Você vai. E a empresa que vai trazer isso para você é a AT&T.”

Tablets, videochamadas, e-learning — tudo previsto em 1993

A campanha mostrava pessoas fazendo chamadas de vídeo com colegas de trabalho, assistindo a filmes sob demanda, acessando informações de forma remota, assinando contratos digitalmente, trabalhando à distância e usando dispositivos pessoais conectados — muito antes de tudo isso virar parte do nosso cotidiano.

Hoje, em 2025, isso parece trivial. Mas em 1993, a internet ainda era rudimentar, os celulares eram tijolos e a conexão com a rede era feita por linhas telefônicas barulhentas e lentas. Ver tudo isso visualizado de forma cinematográfica foi impactante.

Visão ou tecnologia real? Um caso de inovação invisível

O que poucos sabiam na época é que muito do que aparecia nos comerciais já estava em desenvolvimento dentro dos laboratórios da própria AT&T, mais especificamente no Bell Labs — uma das instituições de pesquisa mais importantes da história da tecnologia.

Entre as inovações que estavam sendo gestadas ali:

  • Picturephone Meeting Service (precursor das videoconferências)
  • Reconhecimento de voz com IA
  • Codecs de compressão de vídeo
  • Sistema de arquivos distribuídos (Plan 9)
  • Codificação UTF-8, hoje padrão global

A campanha, portanto, não foi uma simples ficção especulativa. Foi um ato ousado de “tornar visível o futuro que já estava sendo construído nos bastidores”.

A única previsão que não se concretizou…

Ironicamente, a parte da promessa que não se cumpriu foi justamente aquela que dizia que a AT&T seria a empresa a entregar tudo isso ao mundo. Como bem analisou o portal Vox, startups como Google, Apple, Amazon, Netflix e Zoom — muitas nem existiam em 1993 — foram as verdadeiras responsáveis por materializar essas tecnologias.

Ainda assim, o legado da campanha “You Will” segue vivo como um dos maiores exemplos de visão tecnológica transformada em narrativa de massa.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista com formação em Mídias Sociais Digitais, colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
carteira de trabalho

Essa é a melhor cidade para morar sendo CLT; veja os benefícios

Confira!

silêncio

Mesmo antes das 22h, quem fizer barulho alto em casa pode ser obrigado a pagar multa e até ser preso

04/03/2026
INSS

Erro do INSS que passa despercebido pode render uma bolada em dinheiro para vários brasileiros

04/03/2026
Caminhada Idoso Aposentados

Caminhar é excelente, mas esse exercício é muito superior para cuidar do coração

04/03/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix