Um problema silencioso, mas muito preocupante, da terceira idade é a perda muscular. É isso mesmo: a partir dos 30 anos, o seu corpo começa lentamente a perder músculos, e isso se acentua a partir dos 50, processo conhecido como sarcopenia.
Essa perda muscular deixa a pessoa mais propensa a quedas e com menos capacidade de desempenhar várias atividades do dia a dia, além de comprometer funções metabólicas muito importantes do corpo, como a regulação do metabolismo da glicose. Justamente por isso, é preciso adotar mudanças no estilo de vida para combater essa perda muscular.
E, para a tristeza dos preguiçosos (a redatora se inclui nesse grupo), não tem receita mágica: o segredo é uma combinação de exercícios físicos e uma alimentação adequada. O especialista Christopher Miller, do Mount Sinai, explicou ao The New York Times que, quanto menos você usa os músculos, mais eles vão se enfraquecer.
O melhor tipo de exercício para recuperar os músculos
Mas não adianta fazer qualquer exercício. Como explica matéria da BBC, os seus músculos se fortalecem quando você provoca pequenas lesões durante os treinos. O próprio corpo cuida dessas lesões e é nesses momentos que os seus músculos vão ficar mais fortes. Mas não tem como causar essas lesões sem desafiar suas fibras musculas. Ou seja: o exercício precisa ser desafiador para o seu corpo.
E a forma mais eficiente é causar esse processo é treinar “até a falha”, quando o seu corpo mal consegue executar aquele exercício de forma completa. Como explica Ricardo Guerra, professor do curso de Educação Física do Instituto de Saúde e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo (ISS/Unifesp), na hora de recuperar os músculos, não tem como fugir: você vai precisar alguns exercícios de alta intensidade (obviamente, adaptados para a condição de cada pessoa).