Para muitas pessoas, o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Algumas pesquisas concordam com esse senso comum, destacando que um desjejum saudável é absolutamente necessário para quem quer envelhecer bem. Estudos apontam que um bom café da manhã contribui para manter sua energia mais estável ao longo do dia, ajudando a melhorar o metabolismo e no controle de peso.
As chamadas “zonas azuis”*, regiões do mundo em que pessoas vivem mais tempo e com uma qualidade de vida melhor, são justamente regiões em que os habitantes têm práticas alimentares e um estilo de vida mais saudável.
*Exemplos de zonas azuis são Sardenha, na Itália, Okinawa, no Japão, Loma Linda, nos EUA, e Icária, na Grécia.
O pesquisador de longevidade Dan Buettner explica algumas características do café da manhã nas zonas azuis que tornam essa refeição mais saudável em comparação a um típico café da manhã estadunidense, por exemplo. De acordo com a Revista Oeste, habitantes dessas regiões priorizam alimentos naturais na refeição e fugindo de ultraprocessados como os cereais. Além disso, a refeição é feita em ambiente tranquilo e sem pressa.
Vários alimentos comuns no café da manhã das zonas azuis são mais comuns para os brasileiros no almoço: feijão, arroz e vegetais, por exemplo. Outras opções comuns são frutas, aveia, sementes e oleaginosas (castanhas, nozes, etc).
Fuja disso no café da manhã
Obviamente, cada pessoa é uma pessoa, com necessidades nutricionais diferentes, mas existem alguns alimentos que devem ser evitado pela esmagadora maioria. Alimentos ricos em açúcar, como cereais, tortas pop e biscoitos, por exemplo. Pães industrializados, embutidos e frituras são outras opções a se evitar.