A medida conhecida como “daylighting”, sancionada em outubro de 2023 pelo governador do estado americano da Califórnia, Gavin Newsom, entrou oficialmente em vigor em janeiro deste ano e agora começa a ser aplicada com penalidades em cidades do estado.
A legislação estabelece regras sobre o estacionamento de veículos nas proximidades de faixas de pedestres, e motoristas que infringirem a norma estão sujeitos a multas imediatas.
De acordo com a lei, é proibido estacionar a menos de 20 pés (aproximadamente 6 metros) de uma faixa de pedestres. A regra se aplica mesmo na ausência de sinalização indicando zonas de proibição de estacionamento.
Em Sacramento, por exemplo, os condutores que desrespeitarem a medida podem ser multados em 25 dólares americanos, segundo a afiliada da Fox, KTXL-TV.
Nos primeiros seis meses após a entrada em vigor da lei, não foram aplicadas multas. Durante esse período, agentes de fiscalização em Sacramento emitiram apenas avisos informativos aos motoristas. Além disso, placas e sinalizações foram instaladas próximas a algumas guias para alertar sobre a nova regulamentação.
Situação em São Francisco
Em San Francisco, as autoridades municipais têm promovido a pintura de guias como forma de advertência. De acordo com o site Axios, a expectativa é de que todos os cruzamentos da cidade estejam devidamente sinalizados até o final de 2026. Nessa cidade, a penalidade por descumprimento da norma pode chegar a 108 dólares americanos.
Em Berkeley, os valores variam: os motoristas podem ser multados em 68 dólares americanos, mas em dias de jogos da equipe universitária California Golden Bears, o valor sobe para 96 dólares americanos, conforme informações divulgadas pela administração local.
Em San Diego, a aplicação da lei começou com um período inicial de 60 dias apenas com advertências, antes do início efetivo da emissão de multas.
O objetivo da legislação é aumentar a visibilidade nas esquinas, reduzindo o risco de acidentes ao melhorar a linha de visão entre motoristas e pedestres.