O Brasil é um país tão grande e variado, que você consegue ter uma amostra de outros lugares sem nem precisar sair das nossas fronteiras. O Vale Europeu, no estado de Santa Catarina, é uma ótima opção para quem ver um pedacinho da Europa dentro do nosso país.
O circuito passa por 12 municípios: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guariruba, Idaial, Luiz Alves, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
O que fazer no Vale Europeu
Assim como toda a região Sul, o Vale Europeu teve um alto número de imigrantes alemães e italianos no seu processo de colonização e guarda muitos vestígios desse processo, seja na arquitetura, na cultura ou na culinária. De acordo com o site oficial do local, a gastronomia do local é conhecida pela diversidade de embutidos, queijos, laticínios, chocolates, cervejas artesanais, cachaças e vinícolas.
Um destaque são as cervejarias artesanais, ótimas opções para os fãs da bebida, que conta com receitas exclusivas e originais da Alemanha.
E aproveitar a gastronomia local não é a única coisa que você pode fazer no Vale Europeu. O circuito em Santa Catarina também oferece outras opções para os turistas. Os fãs de ecoturismo, por exemplo, podem aproveitar circuitos de ciclismo, cachoeiras e práticas mais aventureiras, como rapel, montanhismo e canyoning. O site de turismo do local também destaca a variedade de espécies de aves do Vale, que prometem proporciona uma ótima experiência para os amantes da observação de aves.
Por fim, o circuito do Vale Europeu ainda inclui um charmoso passeio de Maria Fumaça em trecho remanescente da Estrada de Ferro Santa Catarina, mais uma forma de aproveitar as belas paisagens da região.