O setor de inteligência artificial é provavelmente o mais cobiçado do momento, com várias empresas e países de olho no desenvolvimento dessa tecnologia, que já começou a transformar as nossas vidas. Na última quarta-feira (30), Mark Zuckerberg, o CEO da Meta – dona do Facebook, Instagram, etc -, compartilhou sua visão para o futuro da IA.
No site da Meta, Zuckerberg publicou um texto afirmando que vislumbra um futuro em todos tenham acesso uma IA que “ajude você a alcançar seus objetivos, criar o que deseja ver no mundo, viver qualquer aventura, ser um amigo melhor para as pessoas de quem você gosta e se desenvolver para se tornar a pessoa que aspira ser”, afirma o trecho.
Zuckerberg afirma que “desenvolver uma superinteligência já está no horizonte”
Depois da inteligência artificial, as big techs miram no desenvolvimento de uma “superinteligência artificial” ou AGI, na sigla em inglês. Como explica o Olhar Digital, essa próxima etapa seria uma IA capaz de se igualar ou até superar a inteligência humana em muitas tarefas. Segundo Zuckerberg, desenvolver esse novo tipo de IA “já está no horizonte”, mas o processo ainda é lento.
O CEO da Meta também afirmou que os objetivos da sua companhia no desenvolvimento de IA são diferentes dos de outras empresas do setor. “Na Meta, acreditamos que as pessoas que buscam suas aspirações individuais é como sempre progredimos na expansão da prosperidade, ciência, saúde e cultura. Isso será cada vez mais importante no futuro também”, afirma trecho do texto de Zuckerberg.
Além disso, o texto também destaca que essa nova tecnologia virá com novos riscos de segurança, que eles precisam ser “rigorosos” para mitigar esses riscos.