Quando você leu esse título, provavelmente imaginou que estivéssemos falando de alguma árvore da Floresta Amazônica ou das sequoias quilométricas da Califórnia. Mas não é o caso. A “maior árvore” do mundo não parece uma árvore, mas sim uma floresta inteira.
Com pelo menos 16 mil anos de idade, essa árvore é um álamo tremedor (Populus tremuloides), com aproximadamente 47 mil troncos interligados por um mesmo sistema de raízes. Essa “árvore coletiva” se espalha por cerca de 43 hectares na Floresta Nacional de Fishlake, em Utah, nos Estados Unidos.
De acordo com o Gazeta São Paulo, cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia e da Universidade de Utah analisaram amostras de DNA e concluíram que essa árvore, o Pando, tem entre 16 mil e 80 mil anos, sendo um dos seres vivos mais antigos do nosso planeta.
Qual a árvore mais alta do mundo?
Como muita gente provavelmente imaginou, a árvore viva mais alta do mundo é uma sequoia, da espécie Sequoia sempervirens. Apelidada de Hyperior, referência a um dos titãs da mitologia grega, essa árvore tem 116,07 m, o equivalente a um prédio de 40 andares, e quase 5 m de diâmetro. Ela fica no Parque Nacional Redwood, no estado da Califórnia, Estados Unidos.
Desde o ano passado, foi proibido visitar a árvore, sob pena de multa de R$ 26 mil (US$ 5 mil), além de pena de reclusão de até seis meses de prisão. A medida foi tomada por causa da degradação do ecossistema ao redor do espécime.
