Má notícia para quem já estava acostumado a fazer as compras do mês nessa rede de supermercados. A Colsubsidio, uma das redes de supermercados mais tradicionais da Colômbia, decidiu encerrar de vez suas atividades. A rede já vinha fechando várias lojas desde dezembro do ano passado, mas agora ela vai acabar de vez, encerrando suas mais de 100 lojas restantes no território nacional.
De acordo com o El País, os supermercados, localizados nas cidades de Bogotá, Cundinamarca, Boyacá, Tolima, Risaralda, Quindío e Valle del Cauca, fecham suas portas no dia 31 de dezembro. Sobre os funcionários dessas lojas, a empresa já afirmou que “priorizará a proteção do emprego de seus trabalhadores, para que nenhum contrato seja cancelado e os funcionários sejam realocados para outras áreas da organização”, conta o El País.
A Colsubsidio é a sétima maior geradora de empregos na Colômbia, com 18 mil trabalhados diretos, explica o jornal.
Por que a Colsubsidio vai fechar seus supermercados?
Como explica o ND+, a decisão faz parte de uma mudança estratégica da rede. O setor de varejo no país está se transformando com a ascensão de redes de baixo custo, que ganham mais espaço por causa da eficiência logística e da maior capacidade de investimento. De acordo com comunicado da rede colombiana, manter os supermercados não é mais “financeiramente viável”.
Também é preciso lembrar que a Colsubsidio não é apenas uma rede de supermercados, então o fechamento dessas lojas não significa o fim da empresa, que também conta com farmácias, escolas, serviços financeiros, hotéis, além de oferecer assistência social.