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Conheça a multa de trânsito mais cara do Brasil em 2025

Por Pedro Silvini
05/08/2025
Em Geral
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IPVA

(Reprodução/Shutterstock)

As multas de trânsito continuam pesando no bolso dos motoristas brasileiros, mas algumas infrações podem custar valores exorbitantes, especialmente quando há fatores multiplicadores previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em 2025, a penalidade mais cara do país pode chegar a R$ 17.608,20, valor que ainda pode dobrar em caso de reincidência.

A multa mais alta está prevista no artigo 253-A do CTB e se aplica a quem organiza bloqueios ou interdições em vias públicas sem autorização do órgão competente.

  • Valor base da infração gravíssima: R$ 293,47
  • Multiplicador: 60 vezes
  • Total: R$ 17.608,20
  • Em caso de reincidência: R$ 35.216,40

Além do valor, o infrator pode ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa e o veículo apreendido.

Outras infrações caras em 2025

Além do bloqueio de vias, outras penalidades previstas pelo CTB também pesam no bolso:

  • Recusar teste do bafômetro: R$ 2.934,70 + suspensão da CNH por 12 meses.
  • Dirigir sob efeito de álcool ou drogas: R$ 2.934,70 + risco de prisão.
  • Participar de rachas: R$ 2.934,70 + suspensão do direito de dirigir.
  • Fazer manobras perigosas: R$ 2.934,70 + possível apreensão do veículo.
  • Ultrapassagem pelo acostamento ou contramão: R$ 1.467,35.

Já infrações como dirigir sem habilitação ou permitir que outro não habilitado conduza custam R$ 586,94, além da perda de pontos na CNH.

Como são definidas as multas?

As infrações são divididas em quatro categorias:

  • Leve: R$ 88,38
  • Média: R$ 130,16
  • Grave: R$ 195,23
  • Gravíssima: R$ 293,47 (podendo ter multiplicadores de 3 a 60 vezes)

Debate sobre mudanças no processo para tirar a CNH

Paralelamente, o governo federal discute um projeto que elimina a obrigatoriedade da autoescola, com a promessa de reduzir em até 75% o custo para obtenção da CNH. Hoje, tirar a habilitação custa entre R$ 3 mil e R$ 4 mil, mas com a proposta poderia cair para R$ 750 a R$ 1 mil.

Segundo o Ministério dos Transportes, a intenção é desburocratizar o acesso à carteira de motorista. Pela proposta:

  • A prova teórica e prática continua obrigatória, mas a preparação será livre, podendo ser online ou com instrutores autônomos credenciados.
  • O novo modelo retira a carga horária mínima de 20 horas-aula para condução.
  • Instrutores serão credenciados pelos Detrans e identificados pela Carteira Digital de Trânsito.

Autoescolas e entidades do setor criticam a medida, alegando risco de aumento nos acidentes.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

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