Atenção, aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH): se você nasceu em agosto, então é hora de fazer o procedimento anual da Prova de Vida. O prazo termina no dia 31 desse mês e, em caso de atraso, você pode acabar tendo o seu benefício suspenso até regularizar sua situação.
O procedimento pode ser feito de duas formas, através da internet ou de forma presencial, indo até um serviço de autoatendimento nas agências do Banco Bradesco – por onde os aposentados da prefeitura da capital mineira recebem o benefício.
De acordo com a Itatiaia, alguns beneficiários não são obrigados a realizar o procedimento: beneficiários que tenham algum impedimento de locomoção por questões médicas; declarados absolutamente incapazes em processo judicial; ou que morem ou estejam viajando pelo exterior.
Como fazer a prova de vida pelo aplicativo
Acesse o aplicativo gov.br com seu login e senha e clique em “Prova de Vida”. Se você estiver com o procedimento pendente, vai aparecer um aviso. Aí você clicar em “Autorizar” e realiza o reconhecimento facial. Lembre de usar a câmera do celular em um ambiente iluminado e manter o rosto descoberto (evite óculos, chapéus, etc).
Como fazer a prova de vida de forma presencial
Em uma agência do Bradesco, você vai se dirigir ao serviço de autoatendimento e realizar a leitura biométrica. Se o pensionista for menor de idade, a recomendação é ir acompanhado dos pais ou do responsável legal. Ao terminar a leitura, lembre-se de retirar o comprovante de prova de vida do equipamento, já que ele é a sua garantia que o procedimento foi feito.




