Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Vacina tão esperada por brasileiros deve chegar ao SUS

Por Pedro Silvini
09/08/2025
Em Geral
0
Vacina Gripe

(Reprodução/Prefeitura Municipal de Capão Baixo)

O Ministério da Saúde abriu nesta semana uma consulta pública para avaliar a inclusão da vacina contra meningite meningocócica do tipo B (Meningo B) no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida representa um passo importante para ampliar a proteção da população contra uma das doenças mais graves e letais: a meningite bacteriana.

Atualmente, o SUS oferece vacinas que protegem contra os sorogrupos A, C, W e Y, mas não contra o tipo B, que é responsável pela maioria das mortes relacionadas à doença. Nas clínicas privadas, o imunizante do tipo B já está disponível, aplicado em três doses: aos 3, 5 e 12 meses de idade.

A meningite meningocócica é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal e pode levar à morte em poucas horas. A transmissão ocorre principalmente pelo ar, e os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça intensa, febre e redução do nível de consciência.

Segundo dados do Ministério da Saúde, até agora foram registrados 2.357 casos e 454 mortes por meningite bacteriana no Brasil. Entre os sobreviventes, 10% a 20% desenvolvem sequelas graves, como surdez, amputações e danos neurológicos.

Custo e impacto para os cofres públicos

A previsão é que a inclusão da vacina contra o meningococo B no SUS gere um custo de R$ 6 bilhões em cinco anos. No entanto, a indústria farmacêutica argumenta que a medida reduzirá significativamente os gastos públicos com internações e tratamentos de sequelas da doença.

A consulta pública para avaliar a inclusão da Meningo B ficará aberta até 13 de agosto, no site da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS). Após essa etapa, as contribuições serão analisadas e um relatório final indicará se a vacina será incorporada ao calendário oficial.

Atualização: ACWY já faz parte do calendário infantil

Enquanto avalia a inclusão da Meningo B, o Ministério da Saúde já iniciou a aplicação da vacina meningocócica ACWY para crianças de 12 meses. Antes, a vacina era ofertada apenas para adolescentes de 11 a 14 anos, como reforço. A nova Nota Técnica nº 77/2025 determina que o reforço aplicado aos 12 meses seja substituído pela ACWY, ampliando a cobertura contra os sorogrupos A, C, W e Y.

“Agora, o SUS garante ainda mais proteção contra as formas mais graves de meningite bacteriana. A vacina ACWY, antes aplicada apenas na adolescência, passa a ser ofertada também para crianças de até um ano”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Crianças que já receberam as duas doses da vacina meningocócica C e a dose de reforço não precisam receber a ACWY neste momento. Mas aquelas que ainda não tomaram a dose de 12 meses poderão receber a ACWY como reforço.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
serginho groisman

Serginho Groisman surpreende e troca a Globo pelo SBT

Confira!

Imagem ilustrativa: Freepik

Uma especialista em Feng Shui deixa claro: por que não se deve ter fotos de família no quarto

30/09/2025
entregador ifood

Entregadores do iFood acabam de receber proibição no Brasil

30/09/2025
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Diga adeus ao guarda-chuva: a alternativa que protege da chuva da cabeça aos pés e é tendência para 2026

30/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix