O Ozempic e o Wegovy (a versão do Ozempic pensada para a perda de peso) bombaram nos últimos anos como uma forma rápida de perder muito peso. Os medicamentos têm o mesmo princípio ativo, a semaglutida, e são produzidos pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk. Mas nem tudo são flores: um estudo recente aponta que o remédio pode causar perda de força muscular, mesmo quando eles não diminuem de tamanho.
Vale observar que o estudo não foi feito com humanos, mas sim em camundongos, e os autores afirmaram que precisam de mais estudos para confirmar os resultados.
Ozempic fez camundongos perderem força muscular
De acordo com O Globo, uma das descobertas mais interessantes dos pesquisadores foi que eles observaram que alguns camundongos tiveram uma perda de força à medida que perderam peso, mesmo com o tamanho do músculo se mantendo o mesmo. Ainda não se sabe se o Ozempic pode afetar o corpo humano da mesma forma, sendo necessários mais estudos e pesquisas para comprovar esses resultados.
“Se quisermos realmente ajudar os indivíduos que podem estar perdendo massa muscular, precisamos saber se eles estão realmente perdendo massa muscular”, afirmou um dos autores do estudo, Katsu Funai, professor associado de nutrição e fisiologia integrativa na Faculdade de Saúde da Universidade de Utah.
Os autores por trás do estudo destacam que essa perda de força por causa do Ozempic é preocupante especialmente em adultos com mais de 60 anos, que já sofrem com perda muscular e redução da mobilidade.
Muitas pessoas que usaram Ozempic para emagrecer sofrer com perda muscular, já que o remédio não resulta apenas na perda de gordura, mas também de massa magra, um pouco além do que se espera em um processo de emagrecimento. Daí a importância de utilizar o medicamento com acompanhamento médico.