Má notícia para os gaúchos que já estavam empolgados com a chegada do sol e a breve trégua das chuvas nesta última quarta-feira (6). Pelos próximos dias, o estado do Rio Grande do Sul está com alerta amarelo, de perigo potencial, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para chuvas intensas.
Até o fim desta quinta (7), o alerta amarelo está valendo para as áreas serrana, noroeste, nordeste, centro e metropolitana da capital Porto Alegre, com a maior parte das chuvas previstas para o período entre a tarde e a noite.
Os avisos são para chuvas com volumes entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mn/h, além de ventos de 40 a 60 km/h. Como explica o ABC+, essas condições trazem um risco baixo de cortes de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e relâmpagos.
E as chuvas não vão dar trégua no fim de semana. A previsão é que o estado gaúcho tenha chuvas e frio até domingo (10), dia em que o tempo volta a abrir. As temperaturas também sobem um pouco, com mínima de 10ºC e máxima de 17ºC (em comparação, sábado, 9, tem mínima de 9ºC e máxima de 13ºC).
O que vai causar chuvas no estado do Rio Grande do Sul
Segundo o MetSul Meteorologia, essa instabilidade nos próximos dias no estado gaúcho é causada por um centro de baixa pressão, fenômeno que origina uma frente fria avançando pelo interior do continente. O tempo começa a abrir no domingo por causa do afastamento da área de baixa pressão atmosférica, dando lugar a um ar de alta pressão mais seco.