O governo brasileiro anunciou uma mudança que pegou muitos de surpresa: o Dia dos Pais, tradicionalmente celebrado no segundo domingo de agosto, não ocorrerá na data habitual em 2025.
A decisão altera um costume que vigora desde 1953, quando o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data em homenagem aos patriarcas das famílias brasileiras.
A criação da data no país foi iniciativa do publicitário Sylvio Bhering, então diretor do jornal O Globo e da Rádio Globo. Inspirado no sucesso comercial do Dia das Mães, ele propôs uma celebração semelhante para os pais, com objetivo social e também para aquecer as vendas no segundo semestre.
Inicialmente, Bhering sugeriu que a comemoração fosse no 26 de julho, Dia de São Joaquim — pai de Maria e avô de Jesus Cristo —, figura central na tradição católica. No entanto, a escolha acabou recaindo sobre o segundo domingo de agosto, por melhor atender aos interesses comerciais da época.
A data no contexto internacional
Enquanto no Brasil o Dia dos Pais ficou marcado para agosto, em mais de 70 países a celebração acontece em datas distintas.
- Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Japão, México e vários países da América do Sul, como Argentina, Peru, Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela, celebram no terceiro domingo de junho.
- Bélgica, Bolívia, Itália, Espanha e Portugal associam a comemoração ao Dia de São José, em 19 de março, visto pela Igreja Católica como o pai de criação de Jesus e símbolo do cuidado paternal.
A versão norte-americana nasceu no início do século XX, em Spokane, Washington, pela iniciativa de Sonora Louise Smart Dodd em homenagem a seu pai, William Jackson Smart, veterano da Guerra Civil. A celebração foi oficializada nos EUA em 1972 pelo presidente Richard Nixon.
Impacto econômico
Além do aspecto emocional, o Dia dos Pais é uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro. Em 2025, segundo estimativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a data deve movimentar R$ 27,13 bilhões em vendas no setor de comércio e serviços.
Com a mudança de data, lojistas avaliam possíveis efeitos no fluxo de compras, mas especialistas acreditam que promoções e campanhas poderão manter o fôlego das vendas.