Nos últimos meses, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem sido mais requisitado do que nunca, com aposentados e pensionistas que foram vítimas do esquema de fraude procurando o instituto para entender a devolução do dinheiro. E muitos criminosos aproveitam isso para tentar passar golpes nessas vítimas.
Recentemente, o INSS divulgou um comunicado para alertar que a Central Telefônica 135 não entra em contato com cidadãos para pedir dados, alertar sobre o Prova de Vida ou para falar do ressarcimento das vítimas do esquema do INSS. “Se receber ligação de alguém se identificando como servidor do INSS e pedindo dados, desconfie e desligue imediatamente!”, afirma o alerta.
De acordo com o INSS, existem relatos de tentativas de golpes com números muito parecidos com 135, como “11135” e “00135”.
Existe sim a Central Telefônica do INSS e ela realmente funciona através do telefone 135, com a qual você pode entrar em contato para tirar dúvidas e acessar serviços. A central funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h.
O INSS entra em contato com você neste caso
A única exceção em que o INSS liga para o segurado é para remarcar, confirmar ou antecipar algum serviço, como perícia médica ou avaliação social. Nesses casos, o único número utilizado é o (11) 2135-0135. Além disso, ele não recebe chamadas e não possui WhatsApp. Mesmo nesses casos, o INSS não vai solicitar dados pessoais, senhas ou informações bancárias.
“Além do número (11) 2135-0135 que o INSS utiliza para chamadas, há também aquele que utiliza para envio de mensagem SMS — 28041“, completa o INSS.