Recentemente, a Rare Beauty, marca de cosméticos da cantora e atriz Selena Gomez, fez sua estreia no mercado dos perfumes. Mas o lançamento, o Rare Eau de Parfum, vem chamando menos atenção pela fragrância do que pelo design da embalagem, que vem sendo muito elogiado por sua proposta mais inclusiva e acessível.
A ideia por trás do perfume foi facilitar que pessoas com dificuldades de coordenação motora fina ou problemas de fraqueza muscular consigam passar o perfume nelas mesmas. Embalagens tradicionais de perfume exigem que você segure o frasco e aperte a pequena válvula com o dedo. É uma tarefa simples para muitas pessoas, mas extremamente desafiadora para PCDs ou pessoas com fraqueza muscular.
A própria Selena Gomez já contou em entrevistas que tem problemas de mobilidade por causa do lúpus, doença autoimune crônica com a qual foi diagnosticada em 2015. Em entrevista à Harper’z Bazaar, a artista explicou que, por causa desses problemas, até abrir uma garrafa de água pode ser difícil para ela às vezes.
Qual o diferencial do perfume da Rare Beauty?
Para começar, o dispositivo de spray do perfume tem uma área bem maior, podendo ser pressionado com um ou mais dedos. O formato menor do perfume também facilita que ele seja segurado com uma mão ou deixado em cima de uma superfície enquanto a pessoa aperta o spray.
Para abrir ou fechar o perfume, tem um sistema de rotação simples, que conta com uma indicação em relevo para indicar se ele está aberto ou fechado, mais um exemplo de como a embalagem busca ser mais inclusiva e acessível.
De acordo com matéria do O Globo, o desenvolvimento da embalagem do perfume da Rare contou com terapeutas ocupacionais para compreender a melhor forma de dar “comodidade, segurança e autonomia” aos consumidores.