Nesta segunda-feira (11), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja relativo a baixa umidade do ar em Campo Grande e outras cidades da região do Centro Norte do estado do Mato Grosso do Sul. Segundo o instituto, a umidade relativa do ar nessa região pode ficar abaixo dos 20%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um índice de pelo menos 60%.
A baixa umidade do ar é um problema frequente no inverno brasileiro, período mais seco em boa parte do país. Além de aumentar o risco de incêndios florestais, a baixa umidade também agrava alergias e problemas respiratórios em boa parte da população. Mas existem alguns truques caseiros que você pode adotar para tentar contornar o problema e fugir dos problemas de saúde intensificados por essas condições atmosféricas.
Truques para contornar a baixa umidade do ar
1. Baldes de água
Segundo o Estado de Minas, ferver um pouco de água e deixá-la em um balde no quarto é um truque simples para ajudar a aumentar a umidade do ar no seu ambiente. Você pode também pingar gotas de um óleo essencial para aromatizar o ambiente.
2. Plantas
Além dar um toque de cor ao ambiente, espalhas plantas pela casa pode ajudar a melhor a umidade do ar, deixando ele até mais puro por causa dos processos biológicos através dos quais essas plantas liberam vapor d’água no ambiente. Exemplos de plantas que fazem isso são lírios-da-paz, clorofitos e jiboias, entre muitas outras.
3. Porta aberta no banho
No período mais frio, tomamos banho com a água mais quente – no caso de algumas pessoas, fervendo – e fazer isso com a porta aberta ajuda a espalhar o vapor pelo ambiente, melhorando a umidade do ar.