Não é só nos ônibus dentro da sua cidade que os idosos podem ter direito a viajar de graça. Idosos a partir dos 60 anos podem conseguir viagens intermunicipais de graça com a Carteira do Idoso. Mas calma que a idade não é o único critério para conseguir emitir essa carteirinha. Além da idade – a partir dos 60 -, o idoso também precisa estar cadastrado lá no CadÚnico e ter uma renda individual igual ou menor do que dois salários mínimos (R$ 3.036 em 2025).
Cada ônibus conta com, no mínimo, duas vagas reservadas para esses idosos. Se esses assentos já tiverem sido ocupados, os portadores da Carteira do Idoso têm direito a um desconto de pelo menos 50% no valor das passagens.
Lembrando que a Carteira do Idoso é uma forma de facilitar tudo, mas você não precisa do documento para garantir sua passagem gratuita. Basta realizar a comprovação de renda (de até dois salários mínimos) e o seu documento de identidade.
Como emitir a Carteira do Idoso
Acesse o site oficial da carteira – https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/ – e clique em “emitir carteira”. Faça o login com a sua conta gov.br. Para emitir o documento, a única documentação necessária é o NIS (Número de Identificação Social), gerado quando você faz o seu cadastro lá no CadÚnico.
Prefere resolver isso de forma presencial? Você pode fazer isso no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de você. Informe dados como CPF, nome e NIS ao técnico e espere a emissão da sua carteira, que tem tanto uma versão física quanto digital.