O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente nas intenções de voto para a eleição presidencial de 2026 entre eleitores de Minas Gerais, segundo levantamento realizado pelo Instituto Ver. A pesquisa, divulgada na última segunda-feira (11), indica vantagem do atual chefe do Executivo em diferentes cenários testados.
No cenário principal, que inclui nomes relevantes da direita e da centro-direita, Lula registra 29,1% das intenções de voto. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) surge na segunda colocação, com 21%, enquanto o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), alcança 10,4%.
Em seguida aparecem: Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 3,7%; Michelle Bolsonaro (PL), 3,5%; Pablo Marçal (PRTB), também com 3,5%; Ratinho Jr. (PSD), 2,3%; Ronaldo Caiado (União Brasil), 1,4%; e Flávio Bolsonaro (PL), com 0,5%.
Ainda nesse cenário, 15,6% dos entrevistados afirmaram que pretendem votar em branco, anular o voto ou não optar por nenhum dos nomes apresentados. Outros 8,4% se declararam indecisos.
Cenário 2
Em um segundo cenário, com a exclusão de vários nomes da direita e da centro-direita, Lula amplia sua vantagem e atinge 31% das intenções de voto no estado. Romeu Zema ocupa a segunda colocação, com 25,7%, seguido por Tarcísio de Freitas, com 11,9%. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), aparece com 2,9%.
Nesse cenário, 20,5% dos entrevistados indicaram intenção de voto nulo, branco ou em nenhum dos nomes listados. Os indecisos somam 8%.
Cenário 3
Um terceiro cenário testado pela pesquisa considera a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro como candidata do PL. Lula lidera com 31,4%, seguido por Zema, com 23,4%. Michelle aparece com 18,2% das intenções de voto, enquanto Eduardo Leite registra 3,3%.
Neste recorte, 16,3% afirmaram que votariam em branco ou nulo, e 7,5% estão indecisos.
Jair Bolsonaro está inelegível
Jair Bolsonaro permanece inelegível desde 2023, após condenação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político, relacionada a uma reunião com embaixadores durante a campanha eleitoral de 2022, na qual criticou o sistema eletrônico de votação sem provas concretas.
Levantamento
O levantamento, encomendado pela Rádio Itatiaia, ouviu 1.225 eleitores em Minas Gerais entre os dias 2 e 6 de agosto. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.