Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Vida eterna? Seu cérebro pode viver mais de 10 mil anos, aponta estudo

Por Carolina Carvalho
13/08/2025
Em Geral
0
cérebro

Imagem de freepik

Uma cientista britânica estuda cérebros de até 12 mil anos de idade e tenta entender como esses órgãos podem durar tanto tempo. A cientista em questão é Alexandra Morton-Hayward, antropóloga forense e pesquisadora de pós-doutorado na Universidade de Oxford, no Reino Unido.

De acordo com matéria da BBC, a cientista estuda uma coleção de mais de 600 cérebros antigos de todo o mundo. Como já dissemos, alguns deles chegam a marca impressionante de 12 mil anos de idade. Normalmente, os cérebros se decompõem muito rapidamente após a morte, mas então como esses órgãos foram encontrados em sítios arqueológicos?

cérebros antigos
Imagem: reprodução

Como esses cérebros continuaram preservados por tanto tempo

O mistério intriga cientistas e, de acordo com Morton-Hayward, a resposta pode ser uma chave importante para estudar doenças neurodegenerativas como Alzheimer ou Parkinson. A hipótese da pesquisadora é que os mesmos processos moleculares que danificam o nosso cérebro quando estamos vivos, pode ser o que ajuda eles a continuarem preservados depois da morte.

O cérebro tem várias substâncias, como o ferro e proteínas, que vão se acumulando com o envelhecimento. Isso acontece de forma mais rápida no desenvolvimento de doenças neurodegenerativas. “O mesmo acúmulo de ferro que catalisa a agregação de proteínas e lipídios e os processos de envelhecimento e degeneração também torna o cérebro resistente à deterioração”, explica a BBC.

De acordo com a pesquisadora, cérebros antigos encontrados em sítios arqueológicos têm semelhanças com esse tipo de formação. “Estudar cérebros antigos como o ponto extremo da trajetória de envelhecimento que vivenciamos ao longo da vida pode nos ajudar a compreender o desenvolvimento e a natureza progressiva da demência”, completa.

CURIOSIDADES

"Comer múmias" era recomendação médica na Europa

É isso mesmo que você leu. Alguns séculos atrás, comer múmias em pó era recomendação médica na Europa e origem da crença é hilária.
Leia mais
X

"Comer múmias" era recomendação médica na Europa

Leia mais
Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post
Internet

Provedora de internet muito utilizada desliga servidores e encerra atividades

Confira!

tiktok

Globo vai investir em “novela para o TikTok”, confira a trama

30/09/2025
drink

Como identificar se a sua bebida está adulterada com metanol?

30/09/2025
frio calor

Veja onde vai fazer frio e calor nesta semana no Brasil

30/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix