Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Cinema famoso é autuado por prática considerada abusiva pelo Procon

Por Pedro Silvini
13/08/2025
Em Geral
0
cinema

(Reprodução/IStock)

O Cine Araújo, localizado no Pantanal Shopping, em Cuiabá, foi alvo de fiscalização do Procon Municipal e da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) na tarde desta segunda-feira (11), após denúncias de consumidores sobre suposta proibição da entrada de alimentos comprados fora da bombonière. A vistoria foi solicitada pelo Ministério Público e contou com a presença da secretária-adjunta do Procon, Mariana Almeida Borges, além de fiscais da Sorp.

Apesar da suspeita de prática abusiva, o cinema já estava adequado à legislação e não recebeu notificação, multa ou interdição.

Restrições permitidas por lei

De acordo com Mariana Borges, empresas privadas podem restringir a entrada de determinados produtos, como pizzas ou bebidas alcoólicas, desde que a proibição seja claramente informada ao público. O que a lei não permite é a chamada “venda casada” — obrigar que o cliente adquira exclusivamente itens vendidos no próprio local.

“A pessoa pode trazer guloseimas de fora, desde que não sejam itens expressamente proibidos. As regras precisam estar visíveis, e verificamos que o cinema cumpre essa exigência”, afirmou a secretária-adjunta.

As informações estão expostas no saguão e no site oficial do cinema, incluindo a lista de produtos restritos, como milk-shakes e bebidas alcoólicas.

Histórico de autuações e regularização

O cinema já havia sido interditado anteriormente pelo Procon, mas foi reaberto após acordo que garantiu a entrada de todos os alimentos vendidos internamente. À época, a administração alegou que a liberação irrestrita dificultava a limpeza entre sessões e gerava prejuízos operacionais.

Durante a vistoria desta semana, também foram verificados alvarás, licenças e regras de meia-entrada. Mariana Borges lembrou que, no passado, o estabelecimento aplicava de forma irregular o desconto em dias promocionais, impedindo que beneficiários da meia-entrada pagassem metade do valor já reduzido.

Atualmente, cerca de 6 mil pessoas frequentam semanalmente o Cine Araújo. O Procon deve informar ao Ministério Público que o espaço está regularizado e ciente de todas as orientações.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Foto: Lidiana Cuiabano/Detran-MT

Diversos brasileiros acordaram com a CNH suspensa nesta quarta-feira (13/08); consulte a sua

Confira!

pedro bbb26

Após saída polêmica do BBB 26, Pedro será confinado em outra casa

20/01/2026
Robinho (Foto: Divulgação/Atlético-MG)

Martelo batido: Robinho comemora vitória para deixar a cadeia

20/01/2026
Cartão Bolsa Família

Novo valor do Bolsa Família será de R$ 697,77 em janeiro

20/01/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix