Na manhã da última terça-feira (12), aconteceu uma explosão na Enaex Brasil, uma fábrica de materiais explosivos em Quatro Barras, Paraná, no sul do país. A tragédia matou nove funcionários da empresa, seis homens e três mulheres, e deixou mais sete feridos. De acordo com a empresa, as vítimas foram:
- Camila de Almeida Pinheiro;
- Cleberson Arruda Correa;
- Eduardo Silveira de Paula;
- Francieli Goncalves de Oliveira;
- Jessica Aparecida Alves Pires;
- Marcio Nascimento de Andrade;
- Pablo Correa dos Santos;
- Roberto dos Santos Kuhnen
- e Simeão Pires Machado.
De acordo com o g1, um restaurante e uma fábrica de alimentos próximos à fábrica da Enaex Brasil sofrem com danos estruturais por causa da explosão. Inclusive, os locais tiveram que ser interditados. Diego Rogério Bandeira, coordenador de Proteção e Defesa Civil de município vizinho afirmou à RPC, afiliada da TV Globo, explicou que o restaurante foi interditado porque a estrutura estava em risco de cair sobre as pessoas. Já a fábrica de alimentos teve diversas janelas quebradas e vazamento de gás, precisando ser evacuada.
O que causou a explosão
“Nesse momento nossa prioridade absoluta, portanto, é cuidar das pessoas e suas famílias. As investigações das causas do acidente já foram iniciadas e estão em curso. A Enaex permanece à disposição das autoridades a fim de contribuir para o esclarecimento do ocorrido”, afirma pronunciamento da empresa, publicado pelo g1.
Em nota, a prefeitura do município de Quatro Barras informou que a empresa conta com todas as licenças legais e já atua no município há mais de 50 anos, seguindo rigorosamente todas os protocolos de segurança e é uma das unidades fabris que mais gera empregos na cidade paranaense.