Em uma decisão que irritou muitas pessoas, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revogou a obrigatoriedade do prefixo 0303 para ligações de telemarketing. Mas calma: ainda tem outras formas de você escapar das ligações indesejadas de bancos e robôs.
Uma opção é o site “Não Me Perturbe” – lá no endereço www.naomeperturbe.com.br. Essa plataforma do governo é uma lista nacional em que consumidores podem se inscrever para não receber ligações de telemarketing ativo. Ela é uma iniciativa de “autorregulação” do setor e, segundo o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari (via tiinside), já ajudou a diminuir as reclamações de usuários de telecom.
É bem fácil se cadastrar na plataforma. Basta entrar no site, clicar em “Quero me Cadastrar” e colocar as informações pedidas, como nome completo, CPF e o número de telefone que você quer que pare de receber ligações indesejadas.
O “Não Me Perturbe” encerrou o ano de 2024 com mais de 12,5 milhões de cadastrados.
Outras formas de evitar ligações de telemarketing
Se você estiver recebendo ligações repetidas de um número específico, você pode bloqueá-lo diretamente nas configurações do seu telefone.
- Android: configurações > bloquear números > adicione os números que você quer bloquear;
- iOS: telefone > recentes > selecione o número desejado > bloquear chamador.
Se você estiver recebendo chamadas excessivas de uma mesma empresa, outra opção é contatar o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do seu estado, que irá notificar e bloquear empresas do tipo.
Também existem vários aplicativos para bloquear ligações indesejadas. Algumas versões são gratuitas, mas a maioria exige uma mensalidade para cumprir todos os serviços prometidos. Confira alguns exemplos:
- Whoscall;
- Mr. Number;
- Truecaller;
- Call Bocker;
- Hiya;
- Robokiller.