A cidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, terá uma nova liderança a partir desta quinta-feira (14). A vice-prefeita Jéssica Cormick (Avante), sargento da Polícia Militar de São Paulo, assume o comando do município após decisão judicial que afastou o prefeito Marcelo Lima (Podemos) por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro.
O afastamento ocorreu no âmbito da Operação Estafeta, deflagrada pela Polícia Federal, que investiga um suposto esquema criminoso envolvendo contratos de obras, saúde e manutenção da cidade. Além da saída do cargo por um ano, a Justiça determinou que Lima use tornozeleira eletrônica como medida cautelar, alternativa à prisão solicitada pela PF.
Investigação milionária
Segundo a PF, a apuração ganhou força após a apreensão de R$ 14 milhões em espécie com um servidor ligado ao prefeito, considerado foragido. Mensagens encontradas no celular desse servidor indicariam que ele pagava contas de Lima e de familiares. Entre os investigados também estão o presidente da Câmara, Danilo Lima (Podemos), primo do prefeito, e o suplente de vereador Ary José Oliveira (PRTB).
A Prefeitura e o partido do prefeito ainda não se pronunciaram oficialmente.
Quem é a nova prefeita
Natural de São Sebastião (SP), Jéssica Cormick ingressou na PM em 2005, foi promovida a cabo em 2016 e a sargento em 2023. Especialista em Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, exerce seu primeiro mandato eletivo. Ela se afastou da corporação no ano passado para integrar a chapa de Lima.
Com MBA em Governança Pública em andamento, Jéssica afirma que entrou na política para contribuir “como policial, mulher, mãe e esposa” para o desenvolvimento da cidade. Casada com o também sargento da PM Éder Cormick, tem uma filha de 12 anos.
Em julho deste ano, recebeu o título de cidadã são-bernardense pela Câmara Municipal, em reconhecimento à sua atuação na segurança pública e engajamento com a comunidade.