Muitas pessoas basicamente só comem essa fruta no fim do ano por causa da tradição que ela vai te dar sorte. Mas você deveria considerar comer mais romã no ano inteiro, principalmente se você tem mais de 50 anos. Continue lendo que a gente te explica melhor o porquê.

Por que comer mais romã se você passou dos 50?
Entre os benefícios dessa fruta para o organismo, o grande destaque é a sua atuação sobre células cerebrais. Como explica o Gazeta São Paulo, essa fruta contém polifenóis, antioxidantes que, entre outras funções, atuam reforçando a defesa das células cerebrais contra os efeitos do tempo. “São eles que ajudam a manter a clareza da mente, a vivacidade das lembranças e a disposição para continuar aprendendo”, afirma o site.
Além de consumir a romã in natura, você também pode aproveitar a fruta em sucos e até em chás, esses à base da casca. As sementes também podem ser usadas para incrementar outras receitas, como temperos, saladas e até no iogurte.
Segundo o site do neurologista Jonas Bernardes, a fruta desperta muito interesse da comunidade científica com os seus efeitos neuroprotetores e estudos sugerem que o consumo da romã pode ter um “impacto significativo” em condições como Alzheimer, Parkinson e comprometimento cognitivo leve.
Outros benefícios da fruta
Além dos benefícios sobre a saúde cerebral, os antioxidantes presentes na romã são ótimos para o seu corpo em outros “departamentos”. Os antioxidantes, como um todo, são um grupo de substâncias que combatem a ação dos radicais livres sobre o organismo, evitando doenças inflamatórias e o envelhecimento precoce das células. A rica composição nutricional da romã também ajudam a melhorar a sua imunidade, a saúde cardiovascular e da pele.




