Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Tempestade de pedra vai atingir algumas regiões do Brasil em breve

Por Pedro Silvini
19/08/2025
Em Geral
0
Chuva noturna

Chuva (Reprodução/Pixabay)

O tempo volta a ficar instável no Sul do Brasil nesta semana. O aprofundamento de um sistema de baixa pressão deve provocar chuva intensa, ventania e até tempestades de granizo em diversas áreas, especialmente no Rio Grande do Sul. A Defesa Civil já emitiu alertas para a população, com destaque para os riscos no litoral gaúcho, onde as rajadas de vento podem alcançar 100 km/h.

A instabilidade começa a se intensificar a partir desta segunda-feira (18), com previsão de chuvas que variam de 5 a 30 milímetros em regiões como Oeste, Campanha, Missões e Centro gaúcho. Em pontos isolados do Oeste, o volume pode atingir 40 mm.

Na terça-feira (19), os riscos aumentam: estão previstos temporais isolados com queda de granizo, chuva intensa em curto período, descargas elétricas e ventos fortes em praticamente todo o estado. O acumulado entre segunda e terça pode chegar a 150 mm, aumentando a probabilidade de alagamentos.

Na quarta-feira (20), a ventania se intensifica, com rajadas entre 45 e 80 km/h no território gaúcho, e até 100 km/h no litoral, onde há risco de tempestade de raios. O Inmet emitiu alerta laranja para ventos costeiros, que podem inclusive avançar dunas sobre construções na faixa litorânea do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina.

Impactos e histórico recente

No fim de julho, um ciclone extratropical já havia provocado estragos no estado, com ventos de 105 km/h em Porto Alegre, resultando em destelhamentos, colapso de estruturas e mais de 400 mil clientes sem energia elétrica. O novo episódio acende o alerta para que a população redobre os cuidados.

Outras regiões do Brasil

Além do Rio Grande do Sul, há previsão de ventos fortes também no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. No restante do Centro-Oeste e Sudeste, o tempo segue firme, com temperaturas elevadas, que podem chegar a 38 ºC em Cuiabá.

Já no Norte, a combinação de calor e alta umidade mantém as chuvas diárias. No estado de São Paulo, predomina o tempo seco, com baixos índices de umidade, aumentando o risco de queimadas e doenças respiratórias.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Pagamento por PIX

Novo Pix desbanca o antigo e vai valer internacionalmente

Confira!

amazônia

Brasil inaugura novas rotas para a maior floresta do mundo

06/11/2025
Imagem de Thomas Breher por Pixabay

Mundo está prestes a conhecer a primeira pessoa trilionária da história — veja quem é

06/11/2025
Oscar

Brasil vence o “Oscar” e choca o mundo inteiro

06/11/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix