O nosso Sistema Único de Saúde (SUS) com certeza tem muito a melhorar, mas continua sendo um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo. Alguns programas do SUS, inclusive, são referência internacional, servindo de inspiração para governos estrangeiros. Mas o SUS não é o único sistema do tipo no mundo. Confira quatro países que também contam com sistemas de saúde
1. Reino Unido
O NHS (National Health Service) foi criado em 1948 e até serviu de inspiração para o nosso SUS. A porta de entrada para esse sistema é por meio de um médico generalista, que analisa o caso, pede exames e te encaminha um especialista de for necessário. Clínicas formam a rede de atenção primária. Serviços de emergência podem ser acessados diretamente em hospitais.
2. Canadá
O Medicare do Canadá é administrado pelo governo federal a partir dos impostos pagos pela população. Todas as províncias fornecem atendimento básico, como hospitalização, de forma gratuita, mas cada província e território do país tem a liberdade de decidir quais os serviços que serão cobertos. Os serviços não cobertos são pagos, mas existe uma cobertura adicional para idosos, crianças e pessoas que recebem assistência social.
3. Portugal
Em 1979, Portugal criou um SNS (Serviço Nacional de Saúde) com o objetivo de democratizar o acesso à saúde. Mas, diferente do SUS, o SNS não é totalmente gratuito. O sistema cobra taxas moderadoras, que variam de região para região, mas pessoas de baixa renda podem pedir isenção.
4. Austrália
Assim como no Canadá, o sistema da Austrália se chama Medicare. Ele é financiado por taxas que variam segundo a renda dos residentes, correspondendo a cerca de 2% da renda tirbutável. O sistema oferece consultas, medicamentos e cuidados em saúde mental.




