Quem sofre de insônia provavelmente já está até careca de saber que manter uma rotina frequente de exercícios físicos é essencial para melhorar a sua qualidade de sono. Mas qual a melhor atividade para isso? É o que pesquisadores da Universidade Esportiva de Harbin, na China, tentaram responder.
Os pesquisadores analisaram 30 estudos clínicos de mais de seis países ao redor do mundo, envolvendo mais de 2,5 mil pacientes de todas as faixas etárias sofrendo de distúrbios do sono. A partir dessa análise, os pesquisadores descobriram que a melhor atividade para combater a insônia é ioga de alta intensidade. Para sentir os efeitos, você precisa aderir à prática pelo menos duas vezes na semana, por 30 minutos cada sessão.
O que seria exatamente uma “ioga de alta intensidade”? Isso depende da técnica que você adotar na sua prática.
Caminhada e os exercícios de resistência ficaram em segundo e terceiro lugar, mas os resultados positivos só começaram a ser observados em oito a dez semanas, explica matéria do O Globo.
Por que ioga ajuda a combater a insônia?
Os pesquisadores não têm uma resposta única, mas existem algumas hipóteses. Além de aumentar a frequência cardíaca e de estimular os músculos, a prática de ioga também regular a respiração, mecanismo que pode ajudar a ativar o sistema nervoso parassimpático, envolvido no “descanso e na digestão”.
Estudos também sugerem que a ioga regularia os padrões de atividade das suas ondas cerebrais, mais um fator que explicaria porque a prática ajuda a promover um sono mais profundo.
Mas vale avisar que os pesquisadores responsáveis alertaram que é preciso ter cautela ao interpretar resultados de estudos sobre insônia e outros distúrbios do sono, já que os estudos sobre esses problemas ainda são poucos.




