Nesse período de inverno, quem não ama se enfiar debaixo das cobertas segundo uma bebida bem quentinha, como um café ou um chocolate quente. Mas calma aí, amante de bebidas quentes. Você sabia que bebidas em temperaturas muito altas podem estar associadas a câncer no “tubo alimentar”, o esôfago?
Bebidas em temperaturas altas estão ligadas a maior risco de câncer
É isso mesmo que você leu. De acordo com artigo do The Conversation, escrito gastroenterologista Vincent Ho, professor associado da Western Sydney University, existe uma ligação entre bebidas quentes e cânceres no esôfago. Estudos em várias partes do mundo encontraram evidências dessa ligação: na América do Sul, Reino Unido, Oriente Médio, África e Ásia.
O estudo no Reino Unido, especificamente, contou com quase meio milhão de adultos e descobriu que uma pessoa que bebe oito ou mais xícaras por dia de uma bebida muito quente tem seis vezes mais chance de desenvolver câncer de esôfago.
A explicação por trás é que bebidas muito quentes podem acabar danificando as células do revestimento do esôfago. Com o tempo, acredita-se que isso contribui para o desenvolvimento de câncer. Outra teoria é que esses danos enfraquecem a barreira normal, aumentando o risco de danos causados por refluxo.
Ps: quando falamos de câncer de garganta ou de estômago, as evidências de uma ligação entre essas doenças e o consumo de bebidas muito quentes são pouco claras ou inexistentes.
“Então qual a temperatura ideal para tomar o meu café?”
Calma, você não precisa começar a tomar o seu café ou chá frio. Um estudo feito nos Estados Unidos calculou a temperatura ideal para a sua bebida considerando o risco de lesões por calor no esôfago. Eles chegaram a uma temperatura – ainda bem quente – de 57,8°C.