Nos Estados Unidos, uma rede de fast food que era muito famosa nos anos 80 e 90 tem voltado a ganhar destaque nos últimos anos. Fundada em 1968, a Roy Rogers chegou a ter 640 unidades espalhadas pelo país, mas o número diminuiu drasticamente. Nos anos 2000, de acordo com o Tasting Table, haviam apenas cerca de 80 unidades da rede de fast food.
A Roy Rogers começou a sua lenta recuperação na segunda metade da década de 2010, com novos pontos sendo abertos nos estados de Maryland e Virginia. No começo dos anos 2020, a rede voltou a entrar na Filadélfia com uma nova unidade em Cherry Hill.
Rede de fast food tem nome inspirado em ator
Se você já tinha visto o nome Roy Rogers antes, mas em um contexto completamente diferente, é porque você provavelmente viu algo sobre o ator Roy Rogers. Ele era uma estrela dos filmes “familiares” de cowboys e foi a inspiração para o nome da franquia, que, obviamente é toda temática do universo cowboy em sua decoração (apesar do cardápio não ser lá muito diferente de outras redes de fast food).
Mas, diferente do que você possa estar pensando, o ator não foi o responsável por criar essa rede não. O que aconteceu é que, em 1968, a rede de hotéis Marriott era dona de outra rede popular de fast food, o Bob’s Big Boy. Depois, a Marriott comprou outra rede, a RoBee, que servia bife grelhado. Isso gerou um processo envolvendo outro nome forte, a rede Arby’s, que alegou que a RoBee tinha plagiado o seu nome e sua temática cowboy. A estratégia para contornar o problema foi adotar o nome Roy Rogers e seu rosto como a “cara da marca”, acabando com as comparações com a Arby’s.